top of page

Tipos de iluminação e tipos de luminárias: conheça todos!

A iluminação tem que ser pensada bem do comecinho do projeto porque ela precisa de infraestrutura, que são os pontos de eletricidade no teto ou na parede e seus devidos interruptores e tomadas. Além disso, não adianta ter uma iluminação linda e depois ela ficar mal iluminada, uma situação desagradável mas, que é bastante comum.

A primeira coisa a se pensar na hora de comprar uma luminária é: O que iluminar? Quais atividades vão ser feitas nesse espaço? Todas precisam da mesma iluminação? Todos os cômodos possuem necessidades variadas e diferentes, ou seja, muito provavelmente você vai misturar luminárias diferentes no mesmo ambiente.






Tipos de Iluminação


Difusa

É a luz mais confortável que existe, é suave e não cria sombras duras. Um abajur com a cúpula de tecido ou um plafon com vidro leitoso são ótimos exemplos de iluminação difusa.

Destaque

É um foco luminoso num ponto ou área específica, por exemplo, um spot apontado para um quadro ou para uma estante, ou até mesmo para um revestimento 3D ou para uma mesa de centro.

Direta

A luz direta serve para iluminar um ponto específico de uma forma intensa, mas é mais aberta que uma iluminação de destaque, por exemplo: uma luminária sobre uma mesa de estudos ou um pendente sobre uma mesa de jantar.

Indireta

A iluminação indireta geralmente é aquela que chega até a gente refletida por uma superfície do ambiente, geralmente uma parede ou um teto. As sancas de gesse são um bom exemplo de iluminação indireta.

Mas, agora que já conhecemos os tipos de iluminação, que tal escolher o tipo de luminária? Modelo é o que não falta! Elas podem ser de teto, parede e chão.


Tipos de luminária


Pendente

Os pendentes são um tipo de luminária de teto, que como o próprio nome sugere, ficam pendurados. Ele serve para ser usado não apenas na sala de jantar, mas no banheiro, no lavabo e como eles ficam expostos os pendentes também ajudam a decorar e por isso eles precisam conversar com o restante do ambiente.

Os pendentes podem ser usados como uma peça única ou em conjunto, em balcões muito compridos por exemplo é melhor usar vários pendentes pequenos distribuídos pelo comprimento.

Plafons

São tipos de luminárias instaladas junto ao teto. Eles são ideais para salas com o pé direito reduzido, porque não interferem na visão do ambiente. Eles podem ser de sobrepor ou de embutir. São fáceis de instalar e iluminam bem o ambiente de uma maneira geral, para a sala o ideal é usar um plafon de luz difusa, de vidro ou acrílico leitoso, nos quartos onde os plafons geralmente ficam sobre a cama é interessante usar um modelo com anteparo.

Os plafons embutidos precisam de um teto com forro de gesso ou madeira, como eles ficam escondidos, não interferem tanto na decoração, porém são mais difíceis de instalar.

Spots embutidos

Os spots embutidos são pequenas luminárias usadas para destacar alguma coisa, existem os modelos fixos e direcionáveis. Para posicioná-los no ambiente você tem que levar em conta o layout dos moveis e da decoração, a grande vantagem é que eles podem ser instalados em qualquer ponto do ambiente e vão ficar super discretos, a desvantagem é que eles não acompanham as mudanças de layout, se você muda um móvel de lugar ele não muda junto.

Trilhos com spots

Os trilhos são uma ótima opção para você iluminar uma grande extensão com apenas um ponto de alimentação. Depois de instalar o trilho que é vendido por metro, você prende os spots que são colocados por unidade. Além de ser ótimo para iluminar um quadro, ele pode iluminar o teto de um guarda roupa para clarear dentro do armário, ele é um ótimo complemento para iluminação geral.

Arandelas

Servem para destacar uma parede ou um quadro sem roubar espaço do piso ou mesa. Alguns modelos projetam a luz pra cima, pra baixo, para os lados, com iluminação difusa ou indireta. Há inúmeros modelos de arandelas. De modo geral, as arandelas podem ser instaladas entre 1,80m e 2,20m do piso. No banheiro, use 2 arandelas nas laterais do espelho, elas vão ajudar a iluminar perfeitamente o seu rosto de maneira uniforme e sem sombras.

Luminária de mesa

É um tipo de luminária super versátil que pode ser usada sobre várias superfícies diferentes, sobre uma mesa lateral, um aparado, uma estante, possui uma infinidade de modelos desde o clássico abajur com cúpula de tecido até os mais modernos com lâmpada aparente.

Luminárias de chão

A dica na hora de escolher uma luminária de chão é definir um modelo de acordo com a disposição dos móveis e dos objetos de decoração. Existem modelos com cúpulas que vão criar um foco direto, isso é ideal pra canto de leitura. E pra quem gostar de mudar os móveis de lugar, as luminárias de chão são ideais pois você pode leva-las para onde quiser.

Balizador

Os balizadores são aqueles pequenos pontos de luz instalados perto do chão, no piso ou na parede. Eles são usados em escadas ou corredores para iluminar ou sinalizar o caminho. Além de decorativos são itens de segurança. Nas escadas eles iluminam os degraus.

Gostou do nosso conteúdo? Então além de acompanhar a gente por aqui, que tal nos acompanhar também nas redes sociais?


bottom of page