top of page

Como Trabalhar a iluminação de ambientes corporativos?


Você sabia que uma boa iluminação corporativa é capaz de aumentar a produtividade dos funcionários, evitar problemas de saúde e até mesmo auxiliar no faturamento final de uma empresa? Afinal, colaboradores mais concentrados, maior é a produção!


Poucos empreendedores sabem, mas a iluminação de um ambiente corporativo deve ser seguida com base em alguns padrões. Veja abaixo quais são eles e como atrelá-los às suas necessidades organizacionais.


De acordo com as Normas da ABNT, a iluminação em um ambiente corporativo deve ter algumas particularidades para não interferir na saúde física e psicológica do colaborador, não tirar o foco e a concentração.

De forma geral, a iluminação deve promover a sensação de bem-estar e segurança visual. Por isso, fazer corretamente a manutenção das lâmpadas e fazer uso da luz natural (solar) é extremamente importante.

Além de atender o que está estabelecido na ABNT, quais são as suas reais necessidades? Elas devem estar listadas para que você consiga oferecer o que também é melhor para você.


Porém, de forma geral, um bom ambiente corporativo deve ter:


Luzes economicamente sustentáveis


É fato que as lâmpadas de LED são muito mais vantajosas para qualquer lugar, pois oferecem a luminosidade ideal e por um baixo custo. As de cor branca e fria são as mais indicadas para os ambientes organizacionais e deixam os colaboradores concentrados e despertos.

Um projeto luminotécnico pode ajudar a definir quais são os pontos que precisam de luz e como utilizá-las.


Luminosidade homogênea


É essencial que todo o ambiente seja iluminado por igual, sem variações de luz. Por isso, a luz homogênea e indireta é essencial. Quem trabalha 100% do tempo com computador, por exemplo, precisa de luzes que evitem sombras e sejam confortáveis aos olhos.

Por isso, mescle a iluminação indireta com luminárias posicionadas sobre a mesa de trabalho. Essa prática só ajudará o colaborador a ter mais concentração e produtividade.


Paredes e tetos neutros


Outro ponto importante é em relação à cor das paredes e tetos. O ideal é que sejam pintados de cores neutras, como branco e cinza, para que não crie sombras com as luzes do espaço.

Ou seja, a cor que você pinta a sua sala influencia diretamente na luminosidade que você deseja para o seu ambiente corporativo.


Se há uma dica que nós aqui da Led’s podemos dar é: dedique-se à iluminação do ambiente.

bottom of page