top of page

Cozinha pequena e a iluminação ideal

A iluminação na cozinha é algo super importante, pois nesse ambiente da casa, é preciso segurança na hora de confeccionar alimentos e manusear objetos cortantes e com temperaturas altas. Deixar esse ambiente mais aconchegante também pode ser função da iluminação escolhida.


A opções dentro de um projeto luminotécnico para a cozinha são inúmeras. Desde ideias que podem tornar o ambiente mais rústicos até opções que podem deixá-los mais sofisticados e modernos.



Luz quente ou luz fria? Qual devo usar na iluminação da cozinha?

Qualquer uma das duas opções podem ser utilizadas na cozinha. A escolha vai depender do tipo de utilização. A luz fria deixa o ambiente mais claro, é uma luz mais forte que nos deixa enxergar tudo com mais facilidade. Já a luz quente é mais aconchegante e mais escura. Ela é indicada quando o foco é criar um espaço mais intimista. Um detalhe: a temperatura da luz pode alterar a cor dos alimentos.


4 dicas práticas para iluminar sua cozinha:

1. Crie mais de uma fonte de luz – Usar além da fonte central de luz, algumas outras pequenas luzes direcionadas para objetos ou pontos do ambiente. Pontos de luz em locais estratégicos ajudam na hora de manusear objetos e alimentos.


2. Inclua spots – os spots podem ser usados em todo o ambiente, tanto no teto, como nos móveis e armários. Os spots criam iluminação direcionada o que torna mais seguro manusear objetos cortantes ou de vidro, como facas e bowls. Se você pensar em iluminar a pia da cozinha, os spots de embutir são perfeitos!


3. Escolhe 1 ou mais pendentes – Além de iluminar a cozinha, os pendentes também são uma maneira criativa de decorar o ambiente.


4. Aposte em fitas de LED – Nada melhor do que utilizar o que é tendência em iluminação em ambientes. As fitas de LED podem ser utilizadas em armários, para ajudar a localizar os utensílios, por exemplo. Além da função práttica, também deixam o ambiente mais bonito e contemporâneo.


Gostou das nossas dicas de iluminação de cozinha? Fica ligado aqui no nosso blog, quinzenalmente a gente posta uma novidade por aqui.

bottom of page