top of page

Projeto luminotécnico, você sabe o que é?


Quando pensamos em iluminação, seja de uma casa, de uma loja ou do escritório, não podemos esquecer nenhum detalhe, pois o menor deles pode ser fundamental para deixar o ambiente mais bonito e agradável de se estar.

Você sabia que essa análise minuciosa de todos os ambientes se chama projeto luminotécnico? Esse termo é novidade para algumas pessoas, por isso vamos falar especificamente disso, neste post. Vamos juntos?


O que é um projeto luminotécnico?


A primeira fase da elaboração de um bom projeto luminotécnico, vem junto com o entendimento completo dos ambientes que farão parte do projeto como um todo. Desde a quantidade de iluminação a ser aplicada, até o nível de luz para que o ambiente traga uma sensação de conforto a quem o frequenta. Atenção: esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou um designer de interiores.


O profissional responsável pelo projeto deve se atentar para onde ficarão localizados os pontos de luz, e se eles estarão bem distribuídos dentro dos ambientes, além disso também é importante fazer a escolha do tipo de luz certa. Algumas informações são levadas em conta na hora de tomar essas decisões:


- Medida do pé direito do ambiente; - Cores das paredes e do piso; - Luminária ideal; - Função do ambiente; - Potência das lâmpadas.


Qual a importância de um projeto luminotécnico?


O projeto luminotécnico é fundamental para que o ambiente cumpra a função para o qual foi criado. Por exemplo, um bom projeto luminotécnico no ambiente de trabalho, provavelmente fará com que o arquiteto escolha uma luz embutida na parede, para que ela não incida diretamente na tela do computador, causando desconforto, deixando assim o ambiente mais cansativo.


Já num ambiente externo, como por exemplo o jardim ou a fachada de uma casa, as luzes do projeto devem realçar a beleza do ambiente, chamando a atenção de quem chega ao local. Essa beleza pode ser realçada em pontos específicos valorizando por exemplo, a fachada durante a noite com luzes que podem vir do chão através de espetos de LED, usando outras opções lâmpadas de LED para dar destaque ao espaço, levando em conta a economia e a qualidade dos produtos utilizados.


A Led’s do Brasil é a maior e melhor loja de produtos de LED em Fortaleza. Aqui você encontra os melhores produtos de LED para o seu projeto e com a maior variedade que você deseja. Que tal solicitar um orçamento com a gente?

bottom of page