top of page

Como escolher o pendente ideal para a sala de jantar?


O pendente em cima da mesa é o item que demarca a área da sala de jantar e arremata o conjunto formado pela mesa e pelas cadeiras, ele cria um ponto de interesse mais alto que pode ser visto de todos os cantos do ambiente. Ou seja, não dá pra usar qualquer um. Nós vamos te dar a dica de como escolher o melhor modelo para a sua sala.

O tamanho do pendente e a altura da instalação são os 2 pontos que as pessoas mais erram. O pendente tem que ser proporcional a mesa: mesa grande, pendente grande. Mesa pequena, pendente menor. Na dúvida, escolha o pendente maior. Uma dica: na loja você fica embaixo do pendente e dá quatro passos para trás, isso te dá uma visão mais real do que você vai ter em casa, se for pequeno use mais de um. Duas ou três peças do mesmo modelo em alturas iguais ou diferentes também dão um efeito muito bonito à decoração.

A distância da base do pendente até o tampo da mesa tem que ser entre 80cm e 90cm, nem mais e nem menos. O pendente tem que ter uma altura agradável pra quem está sentado na mesa e não pra quem está de pé na frente dela.


Outra coisa importante para se levar em conta é, se existem outros pontos de iluminação no seu ambiente. Imagina por exemplo, que não há outro ponto de luz na sua sala de jantar, nesse caso o ideal é escolher uma modelo que traga uma iluminaçlão mais geral, que ilumine não só a mesa, mas também as paredes. Você pode usar um modelo com lâmpadas aparentes ou um modelo que jogue a luz para cima e para baixo, criando uma iluminação indireta para o ambiente e direta para a mesa. Agora, se o ambiente tiver outras fontes de iluminação, você pode escolher um pendente que ilumine somente a mesa.

Respeite sempre o modelo de lâmpada especificado pela luminária, para não mudar o efeito dela. Nas luminárias em que as lâmpadas ficam aparentes, é importante escolher um modelo que não provoca aquela sensação ruim de olhar direto para a luz. As lâmpadas com filamentos aparente estão super na moda, aproveita e escolhe uma menos potente 2w a 4w pra não ter aquela sensação de ofuscamento.

O estilo da luminária precisa combinar com a mesa e as cadeiras. Existem luminárias retrô, atemporais e que combinam com uma decoração mais sóbria. O pendente não é um tipo de luminária que dá pra ficar mundando de posição, por isso leve isso em conta se você costuma mudar a mesa de lugar, para esses casos existem luminárias de piso que podem ser usadas na mesa de jantar e acompanhar essa mudanças.

E aí, deu uma luz? Se tiver alguma dúvida deixa seu comentário e aproveita pra seguir a gente nas redes sociais.

bottom of page